quinta-feira, 23 de julho de 2015

O Poder da Liberdade

  O conceito de liberdade é muito relativo, temos tendência a usar esta mera palavra para variadas situações, ora aquele indivíduo estava preso e saiu em liberdade, ora aquela criança é tão nova e já tem toda a liberdade. Pois é, normalmente é com isto que nos deparamos no dia-a-dia com o tão conhecido e cobiçado conceito de liberdade. 
  O que muitos não têm consciência, é que liberdade não se resume apenas a isso, liberdade é sermos capazes de pensar sobre a nossa própria cabeça e poder saborear essa magnifica sensação, liberdade é sonhar alto sem ter medo da queda, muita gente me diz para não sonhar alto pois a queda pode ser ainda maior, uns dizem por mal, outros até por bem, mas eu acabo por não ligar, porque eu sonho alto e continuarei a sonhar, eu voo alto e continuarei a voar sem ter quaisquer limites, é assim que sou feliz e que transbordo de felicidade, é assim que me sinto com garra de leão para lutar contra tudo e todos. Se eu cair? Ora, se eu cair levanto-me e se voltar a cair volto a levantar-me. Se me faltarem as forças de tantas quedas, eu conquisto-as, não por parte de outros mas pelo meu esforço e pela minha sede de viver e olhem que não me canso de beber desta água que é a vida, quanto mais se bebe mais sede se tem e é verdade, eu luto pela vida e sinto mais vontade de lutar.
  Não tenho receio do meu futuro, nem de voar, a liberdade deve ser conquistada, aproveitada e vivida
mas sempre com cautela, sim com cautela. Muitas das pessoas que conheço que anseiam essa liberdade são aquelas que nunca a tiveram, costuma-se dizer "só dá valor à liberdade quem nunca a teve", em parte é verdade, em parte não é, eu sempre a tive e dou-lhe o maior valor pois ela é digna de receber o devido valor, é ela que faz de nós o que somos. Como eu estava a dizer a maior parte das pessoas que são impedidas dessa liberdade, normalmente é por parte dos progenitores, e claro, quando se aproxima o momento da própria independência estes sonham alto, querem viver finalmente a liberdade que nunca tiveram, o que é bastante compreensível, mas em muitos casos é pior assim, nunca estive muito de acordo com este "modo" de proteger os filhos, mantendo-os fechados até atingirem uma certa maturidade, entendo que é para os proteger mas por vezes acaba por ser a pior coisa que lhe poderiam fazer, isto porque quando eles se virem livres já com uma certa idade, eles deparam-se com um mundo completamente distinto do que esperavam, ficam excitados e não vêm quaisquer limites para experimentar tudo á sua volta e é aí que muitos se estragam. Dizem que quanto mais tarde eles acordarem para a realidade melhor, mentira, é totalmente o contrário, melhor é irem-se habituando novos e conhecendo certas coisas para um dia chegarem à faculdade por exemplo e não se depararem com graves situações, já terem uma ideia do que esperam, caso contrário o mais certo é perderem-se completamente e neste caso o outro que obteve a liberdade mais cedo já está a par de certas situações, já conhece, já viveu talvez e consegue ultrapassar e até ajudar outras pessoas desamparadas. Atenção que eu falo em muitas situações, não me refiro a todas. Por estas razões e nestes casos é que digo que a liberdade deve ser vivida com cautela mas não deixem de sonhar e voar alto mesmo assim, voem o mais alto que conseguirem, caiam e levantem-se novamente e voem ainda mais alto, vivam a vossa liberdade, sintam cada sensação que ela vos pode oferecer, tornar-se-ão mais leves, mais independentes e sem dúvida muito mais felizes e realizados.

Catarina'Azevedo

4 comentários:

  1. a liberdade é um dos maiores bens que o ser humano pode ter ;)
    *hugs da Naipes*
    http://ladynaipes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida Ana :)
      Obrigada por visitares o blog
      Beijinhos*

      Eliminar