Sabiam que não é saudável beber água de garrafas de plástico? Pois, eu li uma noticia que dizia isso mesmo e sinceramente até faz bastante sentido.
As garrafas de plástico são feitas de um composto denominado por tereftalato de polietileno (PET). Ou seja, trata-se de um polímero, um elemento químico que, segundo vários estudos, pode transmitir à água determinados elementos. Assim, podemos dizer que a água engarrafada em plástico pode ser alterada devido a esse material. Atenção às partículas que podem ser desprender da garrafa PET:
- Ftalatos: esses elementos servem para dar flexibilidade ao plástico. Só são nocivos para a saúde se chegarem ao nosso organismo em altas quantidades, pois podem causar, por exemplo, problemas endócrinos. Assim mesmo, devemos saber que esses químicos sempre estarão presentes em cada garrafa de plástico que consumamos.
- Antimônio: é um catalisador essencial para preparar a PET. Prejudica nossa saúde? A resposta é: sim! Pode causar cancro e problemas respiratórios. Porém, as autoridades sanitárias estabeleceram limites de migração da garrafa para a água, que costumam estar em quantidades muito pequenas. Para nossa tranquilidade, a OMS também se encarrega de verificar que as normas sejam cumpridas.
- Formaldeído e acetaldeído: esses compostos fazem com que a água tenha aquele clássico “sabor de plástico”. Especialistas nos dizem que isso só acontece quando expomos as garrafas ao sol, momento em que esses compostos passam para a água, assim, é conveniente ter um cuidado especial. As garrafas PET, em condições normais de uso, não apresentam muitas concentrações dessas duas substâncias.
Bem meus amores, espero ter ajudado em alguma coisa!
Beijinhos
Catarina'Azevedo
Sem comentários:
Enviar um comentário